Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Que cão ter em casa? #2

por João Miguel Tavares, em 27.11.13

Caríssimas senhoras e senhores, agradeço imenso todas as sugestões à minha questão do cão. O que não falta por aqui são nomes de raças, mas eu fiquei com uma dúvida, que gostava de ver esclarecida por quem percebe do assunto.

 

Imensa gente sugeriu a adopção de um animal, coisa que obviamente agrada a qualquer alminha com o coração no sítio - para quê comprar um cão de raça quando se pude ir buscar um bicho infeliz a um abrigo? Sou totalmente sensível a isso. Mas eu tenho quatro filhos, com nove, sete e cinco anos, mais a Rita que tem pouco mais de um ano. Trazer um cão adulto para casa não pode ser um risco, tendo em conta que é impossível controlar a interacção dos quatro miúdos com o bicho?

 

Agradeço respostas sinceras e muito pragmáticas. Eu conheço todo o argumentário do quando-um-animal-é-agressivo-a-culpa-é-sempre-do-dono, mas a verdade é que não tenho meio de saber qual a educação de um cão adulto, nem aquilo por que passou.

 

Assim sendo, não é, de facto, um perigo deixar um animal desconhecido, que não cresceu com os meus filhos, ao pé deles, quando pode de repente estar a ser puxado pela cauda ou pelas orelhas, ou então a meterem-lhe a mão na boca quando está a comer? É um risco ou não é um risco? 

publicado às 10:05


50 comentários

Sem imagem de perfil

De Emília Castilho a 29.11.2013 às 10:08

Bom Dia:
Sou mãe de três filhos e dona de seis lindas cadelas e um lindo cão. Como sou criadora de Goldens, tenho três, tenho também duas Cocker Spaniel e depois tenho uma cadela e um cão que recolhi da rua, bem à porta de casa. Há dois anos morreu-me outra cadela que recolhi da rua e que esteve cá em casa 10 anos. Como vê experiência não me falta. Não, os meus cães não estão presos, andam pelo quintal mas também andam cá por casa, em alegre e sã convivência e nunca tive um único problema (quando vivi num apartamento tinha três cães).
O principal fator para se ter um cão é querer realmente ter um cão, gostar e estar preparado para cuidar dele...sim, dá algum trabalho, principalmente se for um cachorrinho.
Comprar ou adotar também deve ser uma escolha da família, ou seja, visto que tem um apartamento existem de facto raças de cães mais apropriadas, sim, porque os cães tal como as pessoas também possuem a sua personalidade, daí que se deva investigar com calma as características de cada raça, de modo a fazer a escolha mais acertada para os donos. Quanto aos adotados...só posso falar da minha experiência, são absolutamente fabulosos, pelo menos os meus, são do mais agradecido que existe. Claro, que por vezes podem trazer com eles algumas marcas psicológicas, mas que com paciência, amor e carinho se conseguem ultrapassar. Dou-lhe o exemplo do meu Luckie. Quando o encontrei estava à porta de minha casa, não andava nada de nada. Com a ajuda do meu filho, improvisei uma maca e fui buscá-lo. Fui à minha Veterinária, que após um longo exame não lhe detetou ossos partidos ou qualquer problema neurológico. Deu-me vitamínas para lhe dar e mandou que aguardassemos. Como deve imaginar, tive que dar muito banho àquele cão, porque não se conseguia por de pé para fazer necessidades fisiológicas, logo, sujava-se frequentemente. Por duas vezes, abriu a boca na minha direção, mas eu compreendio, não o fez com ar agressivo (sim, é preciso entender a linguagem dos cães), só me estava a dizer "estou mal, estou assustado, tem cuidado". Resumindo, ao fim de três semanas voltou a andar, tudo porque teve comida e vitamínas. Era um cão que não sabia o que era brincar, hoje já sabe, era um cão extremamente assustado, pessoas que vinham cá a casa e que para ele eram desconhecidas, nem deixava que lhe tocassem, hoje em dia, ao fim de algum tempo já se chega e se deixa tocar. Agora já vem ter connosco à sala, gosta do sofazinho e já se deixa dormir de barriga para o ar, o que num cão significa que está completamente à vontade e passa a vida a fazer-se aos nossos mimos...esperto. Ou seja, um cão é de facto aquilo que nos fazemos dele, nunca esquecendo que o seu instinto animal sempre estará lá. Além disso, crianças que crescem com cães, crescem de maneira diferente, não tenho a menor dúvida. Para terminar, digo-lhe como é que é a rotina cá em casa, às segundas é o meu filho que dá de comer aos cães, às terças outra das minhas filhas e às quartas a outra filha e depois quinta volta ao filho e assim sucessivamente, aos Domingos é o pai e a mãe. Para passear com eles fora de casa muitas vezes já são eles que se oferecem, nem é preciso obrigar ou pedir. Isto é outro fator muito importante, dividir as tarefas do cuidado do cão pelas crianças, atendendo como é óbvio à sua idade. Como vê, poderia ficar aqui a conversar sobre cães o resto do dia, se precisar de tirar mais alguma dúvida, terei todo o gosto em ajudá-lo e se quiser vir até aqui acima (embora eu seja da Covilhã, vivo perto de Viseu) adotar um cão, terei todo o gosto em ajudar a sua família, conheço um canil com vários cães a precisar de dono. Atenciosamente.
Emília Castilho
Imagem de perfil

De João Miguel Tavares a 30.11.2013 às 09:52

Olá, Emília. Muito obrigado pela disponibilidade. Passei este seu comentário para o corpo principal do blogue, espero que não se importe. Ainda há pouco estive em Viseu - o meu maninho trabalha lá. Mas só estou a pensar em cães para fins de 2014, quando a Rita tiver dois anos.

Comentar post




Os livros do pai


Onde o pai fala de assuntos sérios



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D