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A educação para o desprazer #3

por João Miguel Tavares, em 30.04.14

Queria terminar a minha resposta aos leitores do post sobre a educação para o desprazer procurando clarificar uma passagem do meu texto, que dizia o seguinte:

 

Estou com [os meus filhos], em média, seis horas por dia (excepto aos fins-de-semana, claro), e as nove em que não estou com eles são muito mais calmas, repousadas e self-fulfilling. Eu sou, de facto, um pai de quatro criançofóbico (...). Daí a importância da tal educação para o desprazer.

 

Por favor, não confundam este "desprazer" com a tradicional cultura católica do "sacrifício". O sacrifício, dito de forma bruta, lembra-me sempre gente que coloca o cilício numa perna para se mortificar, e a sua prática cai muitas vezes no lado oposto ao que aqui me quero colocar - uma espécie de recalcamento do "eu" que só serve para causar frustrações e não dá proveito a ninguém, incluindo ao próprio. Não é a isso que me refiro.

 

A Teresa Power, de quem eu já aqui falei anteriormente, respondeu a esta passagem do meu post (comentário de 23.04.2014 às 14:07), argumentando o seguinte:

 

O que é self-fulfilling? O que é o prazer pessoal? E já agora, a noção de sacrifício... A que tu avanças no teu post não é a noção católica, mas a noção popular tradicional, ok? Porque sacrifício é tornar sagrado, libertar da escravidão do... prazer! Aprender o desprazer, como tu dizes, é de facto essencial - mas não para aprendermos a aguentar! É essencial para aprendermos a encontrar felicidade e verdadeira realização pessoal naquilo "que tem de ser", naquilo que é a nossa vida real, e não idealizada. A educação para o desprazer é verdadeiramente a educação para a felicidade.


Cuidar de seis filhos é a maior fonte de felicidade que encontro na minha vida. Há muitos anos que deixei de sentir genuíno prazer em coisas que antes me davam prazer, e descobri prazer em gestos rotineiros e sem graça... No meu caso, e por muito lamechas que isto soe, o saldo é francamente positivo. E não trocava os momentos que passamos juntos por nada deste mundo!

 

O Carlos Duarte entrou no debate da seguinte forma:

Realmente a descrição do sacríficio que o JMT fez não é nada "católica". O sacríficio não é masoquismo (i.e. tentar retirar prazer da dor ou ir atrás de dores e penas), mas sim aprender a vivermos e a pacificarmo-nos com os nossos problemas e incómodos. O resto do post (sobre o dever de "aturar" as crianças - nossas e dos outros - e da noção que o ganho final superará todas as perdas no passado) é que é uma excelente descrição do sacríficio cristão. A ideia (Mt 10:38) é aceitar a nossa cruz, não propriamente ir atrás de uma.

 

E a Teresa acrescentou, de seguida, mais um ponto:

 

Sim, mas há aqui outra coisa... Os santos não foram infelizes, nem se limitaram a "aguentar" a sua cruz, não é verdade? O sacrifício cristão traz verdadeiro prazer... São coisas que não se explicam, só se podem viver. Disse S. Paulo que, por Cristo, tudo considerava "esterco"... Não são palavras vãs, é a verdade: quando aprendemos a aceitar a nossa vida, a fantasia deixa de nos dar prazer, e encontramos verdadeiro gozo na nossa pobre rotina. É por isso que não consigo aceitar a ideia de que criar os filhos é uma maçada, por muito necessária que seja... Mas podemos discutir estas ideias no meu blogue (umafamiliacatolica.blogs.sapo.pt), que sobre cristianismo está mais apropriado!

 

Mesmo estando o blogue da Teresa mais apropriado para discutir ideias sobre cristianismo (e vale a pena visitá-lo também pelos testemunhos de vida em família que ela dá diariamente), ainda assim permitam-me o atrevimento de tentar aprofundar este ponto do sacrifício e do seu prazer.

 

Se repararem, eu tive o cuidado de colocar "tradicional cultura" antes da palavra "católica", e de seguida até exemplifiquei com o caso do cilício, que como bem sabem muito boa gente católica defende com argumentos bastante convictos (no Opus Dei, por exemplo). Evidentemente, para quem está de fora é algo difícil de compreender, tal como era difícil de compreender as imagens antigas de gente a arrastar-se em Fátima com os joelhos em sangue (isto na era pré-pedra polida e almofadas nos joelhos). Bem ou mal, eu diria que essa imagem de "sacrifício"ainda está marcada na mente de muitas pessoas, até porque a cada Páscoa continuamos a ver gente nas Filipinas a ser pregada a uma cruz.

 

Portanto, não só percebo o ponto da Teresa e do Carlos Duarte, como concordo com ele: existe uma diferença significativa entre o conceito "popular tradicional" de sacrifício e aquilo que um catolicismo instruído considera ser o verdadeiro sacrifício - que nunca é uma inutilidade, mas um dom.

 

Onde eu me afasto da Teresa, e daí este post, é no ponto seguinte: o de transformar o sacrifício em prazer. Deixem-me regressar aos seus argumentos:

 

Aprender o desprazer, como tu dizes, é de facto essencial - mas não para aprendermos a aguentar! É essencial para aprendermos a encontrar felicidade e verdadeira realização pessoal naquilo "que tem de ser".

 

A verdade é que eu sou um grande adepto do "ai aguenta, aguenta!" imortalizado pelo Fernando Ulrich (embora não pelas razões de Fernando Ulrich). O que a Teresa pede é um passo à frente: é encontrar o prazer no desprazer. Não é tanto libertarmo-nos das correntes que nos oprimem, para utilizar a linguagem marxista, mas passarmos a ter prazer nessas correntes, até porque elas se transfiguram e deixam de ser correntes. Ora, para mim, isso é mais ou menos o mesmo que para um budista encontrar o nirvana, esse estado de total comunhão e transparência - seria fantástico chegar lá, com certeza, mas não é para todos, e uma vida só não costuma ser suficiente.

 

E, portanto, a pregação entusiasmada dessa possibilidade pode, a meu ver, ser até contraproducente, ao dar a impressão de que se nos esforçarmos muito todos poderemos alcançá-la. E isto pela simples razão de que o processo é contranatura: se prazer e desprazer fossem a mesma coisa uma só palavra bastaria. Juntar os contrários e unificá-los é uma coisa muito bonita, mas 99% das pessoa falharão sempre. Eu falho, com certeza.

 

É por isso que a educação para o desprazer, de facto, advém, para mim, mais do estoicismo do que do cristianismo. É um aguenta, aguenta e não uma promessa de redenção, e muito menos uma promessa de redenção terrestre - coisa que a fé católica está, aliás, longe de dar como garantida. Na verdade, a Teresa sugere que há um caminho para a felicidade terrestre se nós nos entregarmos suficientemente a Cristo; como que um seguro de consolação já aqui, no planeta azul. Eu estaria disposto a rebater isso entusiasmada e biblicamente. A única consolação segura que os Evangelhos pregam advém da esperança de uma vida celeste - a felicidade desta vida é um bónus, e não uma garantia.

 

Daí eu entender que o "aguenta, aguenta" é muito mais útil, ao ajudar a uma gestão da frustração, que é aquilo que nós mais precisamos (eu preciso, pelo menos). Garantir a uma pessoa que ela consegue de certeza tirar a felicidade no que "tem de ser", tirar prazer no desprazer, é, aos meus olhos, demasiado ambicioso - quem o consegue fazer (e há quem consiga, com certeza) é um Cristiano Ronaldo da vida familiar. E, como todos sabemos, não é Cristiano Ronaldo quem quer. Só quem pode.

 

A educação para o desprazer, segundo esta minha teoria mal-amanhada, não é um caminho para a felicidade. É apenas um tampão contra a infelicidade constante. Não é sorrir na tempestade, não é dançar à chuva sobre o mastro partido. É apenas conseguir aguentar o barco na borrasca para poder sorrir quando os raios de sol aparecerem (porque aparecem sempre, graças a Deus).

 

É um projecto modesto de vida, é um pensamento débil, é uma gestão da dor, e não a promessa de uma epifania. É estar na cruz a cantar "always look at the bright side of life".

 

Não porque não custe, mas porque, dado o contexto, é a melhor das opções.

 

 

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publicado às 10:19


7 comentários

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De Carlos Duarte a 05.05.2014 às 14:36

Sem querer adiar (ainda mais) uma visita e comentários ao blog da Teresa, só uma nota não tanto religiosa, mas antes psicológica: não faz muito sentido falar de prazer sem desprazer, até porque, até certo ponto e tal qual na felicidade, é um sentimento que depende muito da comparação. Só podemos ser realmente felizes por oposição à infelicidade. A ideia (perigosa e disseminada) que é possível ser-se SEMPRE feliz tem dado um péssimo resultado social, com hedonismo galopante e uma indiferença total à vida.
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De Luís Bispo a 30.04.2014 às 20:13

Quero felicitar o João Miguel Tavares pelo excelente blog que aqui tem. Vou ser pai em breve, o Rodrigo nasce em Agosto!! E tenho lido algumas coisas sobre o assunto, mas muitos deles tentam ensinar o que se deve fazer. A sua opção de nos explicar o que se passa em sua casa é reconfortante e sinceramente neste momento estou preparado para o que me espera... Fui tio há 5 meses e vi o que o meu irmão e respetiva esposa passaram e quando digo que a minha sobrinha está muito gira, o meu irmão diz: "espera até o teu chegar aqui... vais penar muito". Prefiro sincermaente que me digam a verdade e o que é relamente a paternidade. Vou ser pai de primeira viagem e espero que seja muito muito bom, mas é importante saber... que se alguma coisa for mais dificil ou se houverem noites em que não possa dormir já sei que não sou o único e que é normal, e desculpe que diga... às vezes compartilhar a desgraça dos outros pode ser reconfortante. O mais importante (e terminei ontem o livro que recentemente lançou "manual de sobrevivência para pais e maridos") é que apesar de ser trabalhosa a árdua tarefa de criar 4 filhos, acho que a sua é uma família muito feliz!! Parabéns!
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De Anónimo a 30.04.2014 às 13:49

Jesus disse "Misericórdia quero e não sacrifício"
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De Teresa Power a 30.04.2014 às 13:52

Sacrifício de carneiros e bois, claro, os sacrifícios do Templo. Jesus estava a referir-se às práticas exteriores da religião do seu tempo, à hipocrisia dos fariseus que eram excelentes no culto e fracos na prática do amor! Jesus não se referia ao que hoje vulgarmente entendemos por sacrifício.
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De outro anónimo a 30.04.2014 às 19:21

Ora aí está uma boa questão: então como saber o que pensaria Jesus do que hoje entendemos por sacrifício? Através dos auto-nomeados 'intérpretes'?
Jesus Cristo, cuja história conheço muito bem, é para mim uma figura admirável. Mas vejo muito pouco do que ele ensinou no modo de vida da maioria dos cristãos de hoje. Por isso admiro Jesus Cristo e não sou, nesse sentido, cristã. E é um bocadinho, digamos, arrogante que alguém, só porque entende as coisas de uma certa maneira, entenda também que deve impor essa visão aos outros. Outros que, coitadinhos, vivem nas trevas. Ora, na minha opinião, é pela felicidade sem dor - a nossa e a dos outros - que devíamos lutar. E não acho nada que isto seja viver nas trevas.
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De Teresa Power a 30.04.2014 às 13:41

E agora, um pequeno "flash" de um possível debate bíblico (que adoraria poder continuar aqui na minha casa, pois ando há séculos a convidar-vos para nos visitarem!):
"É por isso que exultais de alegria, se bem que, por algum tempo, tenhais de andar aflitos por diversas provações (...) Sem o terdes visto, vós O amais; sem O ver ainda, credes Nele e vos alegrais com uma alegria indescritível e irradiante..." (1Pe 1, 6-8)
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De Teresa Power a 30.04.2014 às 12:37

Já leste a história de Bakhita, a escrava santa? "Sobrevivi", escrito por uma sobrevivente do genocídio do Ruanda? A vida de S. Francisco e Santa Clara de Assis? Santa Teresinha, que não gostava de usar instrumentos de penitência tão comuns na época, e que não era masoquista, escreveu assim (estou a citar de cor): "Deus terá de mudar a minha personalidade quando chegar ao céu, pois não consigo imaginar uma felicidade sem dor..."
Não vale a pena continuar esta discussão, porque há coisas que não se podem falar de cor. E olha que eu conheço a dor muito de perto... Mas tu tens toda a razão quando falas em educar para o desprazer, claro! Estamos apenas a discordar em conceitos de felicidade! (E escreves tão bem, que quase me convences...) Ab para todos aí em casa, Teresa

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