Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





"Abaixo os TPC e quem os apoiar!"

por João Miguel Tavares, em 19.09.14

Na caixa de comentários a este post, o Dr. Mário Cordeiro mostra-se igualmente um desapaixonado dos TPC:

 

Os Trabalhos Para Casa (TPC) geram uma enorme controvérsia. As queixas de pais sobre a sobrecarga de exercícios que os filhos trazem para fazer em casa não são novas, mas voltam a estar na ordem do dia. Os estudantes portugueses trabalham horas demais, e que nenhum sindicato deixaria passar tamanho atropelo aos direitos das crianças e jovens sem, pelo menos, um caderno reivindicativo e uma greve geral - com as aulas, as actividades complementares e os trabalhos de casa, chegam a dedicar 40 a 50 horas por semana ao estudo.

No limite, tal como são entendidos por muitos professores e pais, os TPC são uma agressão às crianças, adolescentes e aos seus direitos. Tudo o que se sabe sobre desenvolvimento infantil e sobre técnicas pedagógicas no ensino-aprendizagem mostra que esta prática não tem, em pleno século XXI, razão para existir nos moldes em que é feita.

São vários os motivos que tornam os TPC, repito, da maneira tradicional como são exigidos, quase uma aberração:

• as crianças e adolescentes trabalham muito durante o dia, seja a estudar, seja a brincar, correr, conversar e debater ideias;

• ao fim da tarde, estão carregados de endorfinas e cansados, sobretudo se tiveram outras actividades entre a escola e a casa, como desporto;

• precisam de tempo para gozar o seu espaço regressivo caseiro;

• o que aprenderam no próprio dia ou até nos dias anteriores só será metabolizado nessa noite, pelo que tudo o que seja exigir trabalho sobre assuntos ainda não burilados pelo cérebro é quase sádico - por isso é que usamos a frase "há que dormir sobre o assunto";

• o tempo para estar em família diminui;

• a tolerância dos pais é pouca, ao fim da tarde, e o nível de irritabilidade doméstica sobe, quando deveria descer;

• são os pais que acabam por terminar os TPC, gritando com o filho e achincalhando-o;

• os professores não lêem os TPC, todos os dias;

• não há tempo para ler, reflectir, "não fazer nada", brincar;

• a imagem dos professores fica, muitas vezes, associada a uma imagem de quase sadismo, de desrespeito e de não desejarem o melhor para os alunos.

Assim, e tendo promovido há dez anos, com a Isabel Stilwell e o Eduardo Sá, um dia de greve aos TPC, para comemorar o aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, acho que os TPC diários são uma aberração, mas que trabalhos de pesquisa ao fim-de-semana, para serem feitos com os pais, ou gastar 15 a 20 minutos a ler (ler apenas, e não estudar) as páginas das matérias do dia, para as repescar para o cérebro as trabalhar durante a noite, isso sim.


Portanto, de uma forma panfletária: "Abaixo os TPC e quem os apoiar!"

 

publicado às 09:57


70 comentários

Sem imagem de perfil

De Patricia Pinto a 19.09.2014 às 15:02

Ainda há dois dias o meu post no facebook sobre o post da MJM que o João colocou aqui no seu blog gerou uma série de opiniões, mas divergentes da minha, só assinalei uma.
Assim sendo e tendo uma filha no 4º ano do 1º ciclo do EB, acho importantíssimo e fundamental trazer TPC's ou TPF's (trabalhos para férias)!
São com conta peso e medida e ela faz os tpc's em meia-hora 40 minutos no máximo e tem o resto do tempo para brincar ou fazer o que lhe apetece!!!
Este ano por uma questão de horário escolar não frequenta as AEC's porém os anos anteriores frequentava e tinha tempo para tudo na mesma!
Sempre que podemos, fazemos actividades em família aos fins de semana quer em casa, quer no exterior!!!
Os tpc's são todos despachados à sexta-feira e tem sempre o fim de semana disponível!

Acaba por ser uma forma de nos mantermos actualizados no que diz respeito Às matérias escolares e à forma como são dadas! Aposto que nenhum dos pais que é contra os tpc's perde um momento a debater com o seu filho o que estão a dar e só vão Às reuniões obrigatórias!
Acho fundamental não delegarmos o papel da educação do nosso filho nos professores e entidades escolares. A educação em todas as suas vertentes é uma responsabilidade só nossa. Prefiro que a minha filha escreva correctamente do que aprenda a tocar guitarra.... a base de tudo é a nossa língua e a matemática!

Mas claro que cada qual é que sabe dos seus.... :)
Sem imagem de perfil

De Patricia C. a 19.09.2014 às 19:14

Aqui a questão fundamental é o volume de TPC's que os miudos trazem para casa.
Quando os meus filhos estavam na primária a Prof. (que por acaso foi a mesma para os 2) avisava os pais que durante a semana apenas mandava para fazer em casa o que os miudos não conseguissem acabar na sala de aula e que ao fim de semana enviaria TPC's a sério e portanto nós, pais e filhos, já sabiamos com o que contar. No entanto, na mesma escola havia uma Prof. que todos os dias mandava 2 ou 3 fichas como TPC (e ao fds enviava o dobro) o que depois de um dia de aulas e, tendo em conta que muitos pais (eu incluida) chegam tarde a casa e não têm como dar esse apoio durante a semana, era complicado de gerir.
Concordo que devam de ter TPC's até porque é a unica forma de perceber o que estão a dar na escola nas várias disciplinas, mas a verdade é que tem de haver bom senso por parte das escolas para que não haja uma sobrecarga (desnecessária) para as familias depois de um dia inteiro de aulas / trabalho.
Sem imagem de perfil

De Cabanas a 19.09.2014 às 14:51

Que cenário tão negro...contínuo a achar que há imensos proveitos nos TPC...podemos estar em contacto direto com os filhos...eles ficam todos contentes por "ensinar" os pais...é fantástico ao fim de semana ir mostrar ao vivo aquilo que estudaram durante a semana...fazer passeios de estudo em família...enquanto estudante sempre gostei de fazer TPC...agora enquanto pai os meus filhos ainda não fazem TPC mas muito sinceramente acho que prefiro uma boa dose de TPC do que passar os fins de tarde a mudar fraldas, dar biberões, arrumar gavetas que as crianças desarrumaram, dizer não faças isto, não vás para aí, cuidado com as escadas, olha as esquinas, etc, etc...
Sem imagem de perfil

De Mara a 19.09.2014 às 14:16

Uma das mais importantes funções dos pais é abrir portas para o mundo, na medida dos seus conhecimentos e possibilidades. O Ministério da educação tem os meus filhos a cargo das 9 às 16. Durante esse tempo ensina-lhes o que todos, colectivamente, determinamos através dos nossos representantes que é importante. Depois disso, desculpem, mas mando eu e o pai. E, sim, os nossos filhos têm várias actividades extra, que cobrem dimensões da vida que achamos fundamentais e que a nossa escola não contempla: desporto, música, dança. O que aprendem aí, os hábitos de trabalho, a disciplina e a abertura de horizontes que as actividades lhes trazem são muito superiores às potenciais vantagens dos TPC. Por isso, fazem TPC nas tardes em que não há actividades, nas outras fomos nós mesmos a dizer aos professores que recusamos os trabalhos para casa, explicando porquê.
Sem imagem de perfil

De Carla Marques a 19.09.2014 às 13:26

Bem, ainda não cheguei à fase dos trabalhos de casa mas, agrada-me mais pensar em investir o tempo da minha filha numa atividade que lhe dê prazer, uma ou duas vezes por semana, do que a fazer montes de TPC, impostos.
Quando lá chegar hei-de verificar o que é melhor mas, se achar que a carga de TPC é exagerada, convoco uma greve aos TPC. :D Parece-me justo.
Sem imagem de perfil

De Paula a 19.09.2014 às 12:59

Ai, como este assunto mexe comigo!!!
Como me arrependo do que exigi ao meu filho (contra a minha "religião"), por exigência de um sistema que não tem ponta por onde se pegue!
Nem respeita o estadio de desenvolvimento das crianças, em cada momento, nem as suas reais necessidades.
Sem imagem de perfil

De paula a 19.09.2014 às 12:34

Apoiado!! Apoiado!! Apoiado!!
Abaixo os TPCs!
Até porque o trabalho "a metro" (ou deverei dizer "a kilómetro") não acrescenta nada ao saber: os miúdos fazem-no sem qualquer motivação, com o objectivo de despachar e não de interiorizar.
E para terminar com a cereja no topo do bolo, grande parte das vezes os TPCs não são corrigidos!!!
Então para que servem, não é para ver onde estão as dificuldades e ajudar a supri-las?
Abaixo os TPCs!
-Pela qualidade de vida e sanidade mental das nossas crianças.
-Pela qualidade de vida e sanidade mental das famílias.
-Pelo, tão apregoado, tempo de qualidade.
-Pelo cumprimento das horas de sono.
-Pelo tempo de brincadeira, tão necessária ao desenvolvimento das capacidades cognitivas, de raciocínio e abstracção.
- ...
Abaixo os TPCs!!!
Sem imagem de perfil

De Susana V. a 19.09.2014 às 11:52

Pois, as opiniões dos pais neste assunto são de facto muito divergentes. Por isso é tão interessante ler estas caixas de comentários.

Eu recuso-me a pensar que o Ministério da Educação tenha o direito de dispor de TODO o tempo semanal das minhas crianças. E ainda uma parte significativa dos fins de semana.

Eu acho tenho o direito de opinar (um bocadinho) no que acho ser essencial para o bem estar deles e o desenvolvimento das suas capacidades.

Cada família deve ter o direito de desenvolver os seus interesses específicos com os seus filhos e para tal eles tem de ter um par de horas diárias disponíveis para o lazer em família.
Sem imagem de perfil

De Paula Campos a 19.09.2014 às 10:50

Bom dia, João!

Realmente é controverso, mas eu continuo a considerar os trabalhos de casa uma ferramenta fundamental para criar métodos de trabalho e responsabilizar as crianças.

E, não deixa de ser interessante, que não haja a mesma postura de 'indignação' contra os horários das crianças repletos de actividades extra-curriculares que exigem muito mais esforço e tempo dos pais, nomeadamente, um ginástica de gestão de tempo e de uma 'carta profissional de motorista' adicional.

As crianças precisam de brincar? Concordo.
Precisam de tempo para a famíla? Sim, precisam.

Então, não lhes ocupem o tempo que resta com música, danças, desporto, linguas e outras actividades que os pais levam muito mais a sério que as próprias crianças.

No primeiro ano escolar da minha filha mais velha (ela agora frequenta o 2º ciclio do ensino básico), conversei com ela sobre as actividades extra-curriculares que pretenderia frequentar.
A resposta foi clara e elucidativa: 'Gosto de tudo, Mãe. Mas ainda não percebi como é que vou ter tempo de brincar com os manos....?'

Que lição que ela me deu!
E, aqui me confesso, caiu a ficha...
Talvez, antes de se abolirem os TPC's, pensemos em abolir tantos ruídos que existem na vida das crianças e que são impostas pelos pais....

A diferença, é esses ruídos já não são aberração nem demontrações de sadismo.... são opções parentais e, como tal, são bem aceites.

O trabalho nunca fez mal a ninguém. A responsabilidade nunca fez mal a ninguém.
Achar que abolir os TPC's é que resolve o clima de cansaço, frustação e falta de paciência dos pais num final do dia, não é uma visão redutora?
Talvez sim, para mim!

Afinal, os meus filhos (todos abaixo dos 10 anos), durante o período de férias, vieram ajudar os pais no seu trabalho.
E não os vejo infelizes, nem mal tratados; não foram achincalhados.
Por mim, e para mim, foram educados!

Bjo.
Gosto de o ler.
Gosto de o ouvir.





Sem imagem de perfil

De Olívia a 19.09.2014 às 11:01

Também ontem me deparei com essas questões relativas à filha mais nova... ontem foi um dia muito mau... que me fez repensar muitas coisas e ver o que realmente importa!
http://asfilhasaescolaeeu.blogs.sapo.pt/ha-dias-assim-1638
Sem imagem de perfil

De Helena a 19.09.2014 às 12:24

Subscrevo, inteiramente, o seu comentário. Na minha (modesta) opinião, a resposta à sua pergunta : "Achar que abolir os TPC's é que resolve o clima de cansaço, frustação e falta de paciência dos pais num final do dia, não é uma visão redutora?" é um ENORME SIM. O nosso sistema de ensino está prisioneiro de imbricados modelos, estruturas, projetos, ações (e não só) que geram, permanentes, tensões e são desadequados à satisfação das necessidades da educação no mundo de hoje. Os TPC, com "conta, peso e medida", como aqui já foi dito, não têm culpa de nada.
Sem imagem de perfil

De Sn a 19.09.2014 às 12:24

Os pais levam tudo mais a serio pois são adultos e são eles que decidem o melhor para os seus filhos.

Tenho a certeza que a maioria dos pais adoraria que nas 40h semanais que as crianças passam na escola estivessem incluídas as natações, músicas e danças. Mas, infelizmente, por falta de meios e tradição (ignorância?) continua-se a achar que estas actividades são dispensáveis e menores quando comparadas com a aprendizagem da matemática ou português. Os miúdos apanham "overdoses" de números e letras e deixam a definhar outras competências e talentos.

Sem imagem de perfil

De CapCréus a 19.09.2014 às 12:26

Obrigado por este comentário. É mesmo isto!
Sem imagem de perfil

De Paula a 19.09.2014 às 13:01

Tem tudo a ver com a "conta, peso e medida".
Se houver disponibilidade da família e a criança gostar ou precisar de uma actividade desportiva, musical, artística ou outra... porque não?
Era bom que todos pudessem ter oportunidade para experienciar actividades que só os enriquecem, quer a nível físico, quer emocional. E comparar a carga de TPCs diários, com 2 ou 3 horas semanais de uma actividade que lhes permite "desligar" da escola, parece-me descabido.
O que querem fazer os adultos quando saem do trabalho? Levar trabalho para casa ou descontrair, desligar?
Sem imagem de perfil

De angela a 19.09.2014 às 14:18

se calhar a overdose devia ser maior ...com a quantidade de calinadas que os miúdos fazem em termos de letras e números, como lhe diz.

por mais actividades que se tenham, nunca se há-de ser alguém sem saber escrever ou fazer contas.

cumps
Sem imagem de perfil

De Sn a 19.09.2014 às 17:45

Se calhar as turmas deviam ser mais pequenas, se calhar os professores deviam ser avaliados, se calhar não deviam misturar numa única turma alunos do 1º ao 4º ano. Se calhar uma data de coisas. Tenho uma certeza: não precisam de mais de 40h por semana na escola e ainda levar trabalho para casa.
Sem imagem de perfil

De Fernanda a 19.09.2014 às 13:07

Estava eu aqui a ler o post do João Miguel e a pensar "Mas a minha filha costumava ter tempo para os trabalhos de casa, brincar e gozar os momentos familiares..." quando me apercebi de que, de facto, o que ela não tinha era toneladas de "atividades extracurriculares".
Fico feliz por ver que não fui a única a dar por essa diferença. :)
Sem imagem de perfil

De Olívia a 19.09.2014 às 15:18

É mesmo isso, note-se que lá em casa somos apologistas de dedicar algum tempo a rever matérias, a pesquisar ou a esclarecer dúvidas, a minha filha mais velha já sabe que se em casa não se dedicar ao estudo não terá rendimento na escola. Cada caso é um caso, nós pais conhecemos os nossos filhos sabemos quais os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, que mãe seria eu se há seis anos dissesse que era contra o trabalho de casa e deixasse a minha filha decidir? Era uma péssima mãe, e só através deste esforço conjunto ela consegue ir mais além... agora ela escolheu ir para o clube de fotografia durante 45 minutos à tarde e não é que ela tem mesmo talento?
Deparamo-nos agora com a situação da mais nova no 1º ano... e parece-me que ela precisa por agora além da escola precisa de brincar, correr, fazer-de-conta...
Olívia
Sem imagem de perfil

De gralha a 19.09.2014 às 13:21

Também sou contra os horários das crianças repletos de actividades extra-curriculares. E não sou a única, garanto-lhe.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.09.2014 às 15:27

"Repletos de actividades extra-curriculares" também sou contra.
Terem, cada um deles, uma actividade de que gostem acho muito bem.
Ter futebol, dança, natação 2 ou 3 vezes por semana não vai impedi-los de estudar, mas nesses dias é mais cansativo fazer os tpc. Por isso devem deixar essas actividades? Acho que não.
Do mesmo modo que devem ter tempo para brincar, ver tv ou simplesmente estar quietos.
O que me parece estranho e fora da minha realidade é os pais falarem que dá tempo para tudo, os miúdos até saem da escola às 17.30h... mas serei só eu e os meus conhecidos que não vão buscar os filhos a essas horas, porque estão a trabalhar?
E na minha zona quase que nao tenho ATL (agora começam a surgir) e os miudos ficam em casa de familiares, amigos, vizinhos até os pais os irem buscar (normalmente cerca das 19h).
Vão fazer os tpc em casa dessas pessoas?
Ok, aí podem brincar ou simplesmente nada fazer, mas e depois de chegar a casa? Não podem ter tempo para estar com a familia? Não poem ir à natação, à dança que adoram e até faz bem à saúde? Não, parece que não... têm de fazer os tpc...
Sem imagem de perfil

De Sílvia a 19.09.2014 às 15:24

Sabe o que é? O dinheiro a mais! Quem não tem dinheiro para colocar os miúdos na natação, na música, na dança, não dá pela falta de tempo para tpc, brincadeiras e estar com a família.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.09.2014 às 16:10

É tão bonito generalizar!
Os meus filhos não andam em atividades extracurriculares, exatamente porque: não temos tempo!
Bem gostavam, bem gostava eu, bem lhes fazia, mas infelizmente não tenho tempo para os levar, porque os horários da maioria das atividades nao se compadecem com os horários de pais que não tenham horários das 9h às 17h...
Cá por casa não se vai a atividades e fazem-se tpc à noite, já todos cansados e não me parece que fica muito dentro da cabeça, mas fazem-se.
Sem imagem de perfil

De Sílvia a 19.09.2014 às 16:16

Eu reformulo então... Só quem tem dinheiro e/ou tempo a mais é que põe os miúdos em todas as actividades extra-curriculares!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.09.2014 às 18:33

E eu desisto...
Sem imagem de perfil

De Sílvia Correia a 19.09.2014 às 15:39

Eu também gosto muito de ler o que o João escreve apesar de não concordar com todos os pontos de vista dele.
Hoje, gostei muito de a ler a si.
Obrigada!
Sem imagem de perfil

De Mário Cordeiro a 20.09.2014 às 23:17

Eu discordo também algumas (raras) vezes do que o JMT escreve, mas por isso, seguramente, é que me considero Amigo dele.
Sem imagem de perfil

De JSilva a 19.09.2014 às 10:30

Gosto, principalmente porque vejo que o professor do meu filho (agora no 2.º ano) está na mesma onda.
Normalmente os TPC ficam resumidos à leitura do texto que trabalharam no dia, ainda que por vezes seja acompanhado de controlo de tempo e de perguntas de interpretação.
A necessidade que alguns pais sentem em avaliar o professor e quanto os filhos trabalharam na aula eu consigo-o pela falta de TPC. Quando produz menos traz mais trabalhos e fichas para acabar em casa.
JSilva

Comentar post


Pág. 3/3




Os livros do pai


Onde o pai fala de assuntos sérios



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D