Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Dificuldades de aprendizagem

por João Miguel Tavares, em 28.10.14

Porque o PD4 também é dos seus leitores, fica aqui a partilha desta mãe, muito preocupada com as aparentes dificuldades de aprendizagem do seu segundo filho. O seu pedido de ajuda estava na caixa de comentários deste post, onde vários leitores já opinaram sobre o tema, mas aqui ele tem mais destaque e outras pessoas podem ajudar com dicas e palpites.

 

Se me permite vou deixar o meu "problema", quem sabe algum dos comentadores me ajude com as suas experiências de vida.


Tenho dois filhos. O mais velho (7.º ano) sempre foi bom aluno, estudioso e, verdade seja dita, nunca me deu problemas com a escola. Talvez seja este o problema, por eu "pensar" que seria assim com a segunda filha. Ela está agora no 2.º ano. Desde o ano passado que a professora me diz que "é distraída, faladora e desconcentrada" (noto isso também), que demora a entender os conceitos e ... que tenho de trabalhar muito com ela em casa.

 

Mas aqui está o problema. Eu sinto que não estou a conseguir contribuir para melhorar o seu desempenho e o (pouco) tempo que estou com ela à noite e aos fins de semana está a tornar-se num suplício. Tentar explicar-lhe matemática é para esquecer! Parece que não percebe mesmo...

 

O estranho (ou talvez não, já nem sei nada) é que é uma miúda inteligente, muito perspicaz, decora o sítio de tudo (se eu não souber de algo em casa, ela sabe de certeza), é responsável, faz a mochila e o saco da piscina sozinha, nunca se esquece de nada. Será que é mesmo "limitada" para a matemática? Como poderei ter a certeza?

 

Tudo me tem passado pela cabeça. Pô-la em explicações (coisa que sempre me pareceu absurdo no 2.º ano...), levá-la a um psicólogo para tentar avaliar a sua capacidade (se ela não tiver realmente capacidade, vou andar a massacrá-la?). Não sei mais o que fazer. Só sei que me sinto a falhar sempre que falo com a professora, que me diz que tenho de "trabalhar muito com ela". 

 

Eu faço o que posso, mas nunca é suficiente. Já não brincamos, já não saímos... Estou a ficar desesperada! Há alguém na mesma situação?

 

publicado às 16:37


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 29.10.2014 às 13:47

Boa tarde
Também tenho uma filha que anda no 2º ano e que é rotulada de distraída, conversadora, desconcentrada... e se já me chateei bastante com isso e com os TPC's, a verdade é que há bem pouco tempo tomei a decisão de parar! parar de a pressionar, parar de exigir o impossível, parar de querer que ela seja o que não é... sim é verdade que adora conversar o que fará dela uma adulta comunicadora, é verdade que é muito distraída porque tudo lhe dá curiosidade para explorar, é verdade que se desconcentra e aí estou a tentar ajudá-la de outra forma - conheci agora um projecto de filosofia para crianças e que irá começar a frequentar em breve. Deixei de me importar com os TPC's, pois eu não sou professora, sou apenas mãe e a minha função é compreende-la e ajudá-la naquilo que sei, não é de todo ensiná-la as matérias. O que também faço em casa é tentar de forma divertida (sempre oralmente e enquanto estamos a fazer coisas como tomar banho, ou comer, andar de carro) ajudar a compreender a matemática - invento problemas para ela resolver , procuramos sólidos geométricos pela casa, contamos pares e impares; tal como a português - já é ela que lê as histórias antes de dormir, inventamos frases com palavras-chave... enfim, tentamos trazer as disciplinas para o dia-a-dia para tornar as coisas mais interessantes e aprender a pensar! Acima de tudo acho que temos de nos divertir com eles, aproveitar o tempo e não nos preocuparmos tanto...
Tomar esta decisão já fez de mim e da minha filha pessoas mais felizes e tem estado a resultar!
É apenas a minha opinião enquanto mãe. Boa sorte e tudo de bom!
Cátia
Sem imagem de perfil

De Cátia a 05.11.2014 às 10:48

Olá. Sou professora de filosofia e facilitadora de filosofia para crianças, embora não exerça de momento nehuma destas funções. Parecia que me estava a rever enquanto criança, sempre fui uma aluna razoável, muito boa a umas disciplinas e péssima a outras como as ciências exactas. Equanto professora da disciplina que em simultâneo consegue ser a mais entediante e/ou a mais interessante no ensino secundário(depende muito do professor) digo-lhe que, na minha humilde opinião fundamentada apenas pelas minhas experiências pessoal e profissional, está a fazer o que deve ser feito e prevejo resultados muito bons. Sempre transmiti uma visão muito prática da filsofia aos meus alunos, tentado abordar a matéria leccionado com exemplos do seu quotidiano, chamava-lhe "a vida em teoria", dizia-lhe que a filosofia era colocar nos livros tudo o que era vivido, pensado, sentido no quotidiano e que serviria para eles encontrarem o seu lugar no mundo, para perceberem quem são e do que gostam, falávamos de sair à noite, de namorar, do amor, das artes como a música que eles tanto gostam e assim se dava a filosofia. Espero honestamente que resulte e tenho pena que o sitema educativo formate e molde as crianças tolhando-lhes aquilo que faria delas (de nós) adultos criativos e criadores, empreendedores, mas é assim que se vive em sociedade civil infelizmente.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.




Os livros do pai


Onde o pai fala de assuntos sérios



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D