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Dificuldades de aprendizagem

por João Miguel Tavares, em 28.10.14

Porque o PD4 também é dos seus leitores, fica aqui a partilha desta mãe, muito preocupada com as aparentes dificuldades de aprendizagem do seu segundo filho. O seu pedido de ajuda estava na caixa de comentários deste post, onde vários leitores já opinaram sobre o tema, mas aqui ele tem mais destaque e outras pessoas podem ajudar com dicas e palpites.

 

Se me permite vou deixar o meu "problema", quem sabe algum dos comentadores me ajude com as suas experiências de vida.


Tenho dois filhos. O mais velho (7.º ano) sempre foi bom aluno, estudioso e, verdade seja dita, nunca me deu problemas com a escola. Talvez seja este o problema, por eu "pensar" que seria assim com a segunda filha. Ela está agora no 2.º ano. Desde o ano passado que a professora me diz que "é distraída, faladora e desconcentrada" (noto isso também), que demora a entender os conceitos e ... que tenho de trabalhar muito com ela em casa.

 

Mas aqui está o problema. Eu sinto que não estou a conseguir contribuir para melhorar o seu desempenho e o (pouco) tempo que estou com ela à noite e aos fins de semana está a tornar-se num suplício. Tentar explicar-lhe matemática é para esquecer! Parece que não percebe mesmo...

 

O estranho (ou talvez não, já nem sei nada) é que é uma miúda inteligente, muito perspicaz, decora o sítio de tudo (se eu não souber de algo em casa, ela sabe de certeza), é responsável, faz a mochila e o saco da piscina sozinha, nunca se esquece de nada. Será que é mesmo "limitada" para a matemática? Como poderei ter a certeza?

 

Tudo me tem passado pela cabeça. Pô-la em explicações (coisa que sempre me pareceu absurdo no 2.º ano...), levá-la a um psicólogo para tentar avaliar a sua capacidade (se ela não tiver realmente capacidade, vou andar a massacrá-la?). Não sei mais o que fazer. Só sei que me sinto a falhar sempre que falo com a professora, que me diz que tenho de "trabalhar muito com ela". 

 

Eu faço o que posso, mas nunca é suficiente. Já não brincamos, já não saímos... Estou a ficar desesperada! Há alguém na mesma situação?

 

publicado às 16:37


49 comentários

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De Patrícia a 28.10.2014 às 17:03

A ideia do psicólogo é mesmo muito boa. Não é nenhum massacre para a sua filha, sendo um psicólogo ela apenas pensará que foi fazer uns jogos. Poderá ser alguma questão emocional, poderá ser alguma questão de capacidade. E for uma questão de capacidade poderá ser trabalhado no sentido de desenvolver as competências que estiverem em falta. A sua filha, tem dificuldade em destingir a esquerda da direita? faz nódoas negras com frequência por bater sem querer em alguns sítios? Teu uma fraca noção do espaço? Poderá ser uma situação de dislexia visuo-espacial, que tem reabilitação, é possível resolver a situação em aproximadamente 12 sessões.
Tudo isto e importante, para que as dificuldades que ela está a sentir não interfiram a nível emocional, por isso sim, faça um despiste junto de um psicólogo.

Cumprimentos,
Patrícia Francisco
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De Anónimo a 28.10.2014 às 17:35

Obrigada.
Cada vez mais vejo a necessidade de um psicólogo.
É que ao falar nisso aos meus amigos e familiares chamam-me doida. E que eu estou é a compara-la com o irmão e que "nem todos somos inteligentes".
Mas o problema é mesmo esse, eu acho-a inteligente...
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De Sofia a 28.10.2014 às 18:49

Eu pessoalmente acho que existe muito preconceito no que toca à inteligência. Existem várias formas de inteligência, nem todas se limitam ao intelectual e ao contrário do que muita gente pensa, não tem um valor fixo desde o nascimento, pode ser desenvolvida. Não deixe que a professora ou o psicólogo ou quem quer que lide com a sua filha lhe coloque já o rótulo de "limitada intelectualmente" ou pior, que o estigma pode ficar para a vida toda.

Além do mais, já terá certamente ouvido dizer que Einstein teve dificuldades na escola. O problema pode ser mesmo a sua filha precisar de uma abordagem diferente daquela que a professora lhe dava. Já foi comentado aqui no blogue em posts diferentes que muitas vezes as escolas não estão preparadas para alunos que necessitem de estratégias fora do convencional. Mas sou só eu a especular. Espero que tudo se resolva.
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De Anónimo a 28.10.2014 às 17:49

Agora que leio com mais cuidado, as suas perguntas...
Sim, ela não distingue com rapidez a mão direita da esquerda (eu também não...).
Tem muitas nódoas negras, mas nunca me apercebi serem por "falta de noção do espaço", parece-me apenas "trapalhona".
Desde pequena que parece não ter noção do perigo (agora começa a ter mais, claro), mas começou a andar com 10 meses e a partir daí foi sempre muito mexida, saltitona, trepa tudo (móveis, sofás), ao ponto de se magoar várias vezes.
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De Patrícia Francisco a 28.10.2014 às 17:58

Doida não é de certamente.
É um preconceito muito grande que existe em procurar psicólogos...
Pelo contrário, a meu ver parece-me uma mãe preocupada, interessada em ajudar a filha, tudo normal e correcto. Se sente e vê que a sua filha está a ter uma dificuldade, parece-me correcto que atente ajudar.
Parece-me melhor ainda que o tente fazer já, na altura que a dificuldade está a surgir do que adiar e deixar andar, correndo o risco que a dificuldade agrave ou que dai venho consequências, como o não conseguir ter tempo de laser com a sua filha.
Isto não significa que a sua filha tem um problema, mas sim, que tem um dificuldade que neste momento a está a prejudicar. O cérebro é um órgão maravilhoso, que pode ser trabalhado de modo a superar muitas dificuldades.
Espero que encontre um bom psicólogo.


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De Margarida a 28.10.2014 às 21:59

Como escrevi num outro comentário, muito pertiente quando a criança tem este tipo de dificuldades na aprendizagem e no desempenho motor é uma avaliação de processamento sensorial com um terapeuta ocupacional ;) Fica a sugestão.

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