Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Elogio dos cabelos brancos

por João Miguel Tavares, em 04.07.14

 

Eu sempre adorei cabelos brancos. Não consigo explicar porquê. É assim desde que sou criança: eu pedia à minha mãe para não fazer madeixas, porque gostava de cabelos brancos. A minha avó Auriolinda, desde que me lembro, sempre teve uma magnífica cabeleira branca, que nunca me cansei de elogiar. Uma grande amiga minha já tinha imensos cabelos brancos antes de chegar aos trinta e certo dia resolveu pintá-los - é uma atitude perfeitamente compreensível, mas ainda hoje lamento esse dia. 

 

Sobretudo, sempre tentei combater o terrível preconceito de que o cabelo branco fica bem aos homens e mal às mulheres. Não é verdade. A Helen Mirren nunca teve tanta pinta como hoje em dia:

 

 

Bolas, até a Christine Lagarde, que é tudo menos bonita, consegue ter um estilo do caraças com aquela cabeleira:

 

 

Sim, sim, sim, já estou a ouvir as senhoras a argumentar: "ah, mas isso é porque o cabelo já está todo branco, quando o cabelo está todo branco claro que é muito bonito, mas quando os primeiros brancos começam a aparecer..."

 

Não, não, não. Isso é desculpa da treta. Primeiro, porque muitíssima gente não assume os brancos nem quando a cabeça está toda branca. Segundo, porque quando os primeiros brancos começam a aparecer também é muito bonito. E por isso, urge celebrar esta recente aparição de Penélope Cruz, para grande espanto de alguma imprensa cor-de-rosa:

 

 

Chiça, que bom: uma estrela de Hollywood que ainda só tem 40 anos mas já tem coragem para assumir os cabelos brancos que tem na cabeça. Claro que no próximo filme eles desaparecem, mas, de qualquer forma, esta é uma foto para guardar.

 

O cabelo grisalho é bonito em toda a gente. Nos homens e nas mulheres.

 

Toda esta conversa por causa da Teresa, claro. Os seus primeiros cabelos brancos começaram a aparecer e eu adoro ver aqueles pequenos fios de branco no meio do seu cabelo escuro. Só que ela já me avisou que é possível que venha a fazer madeixas. Eu protesto, protesto, protesto, imploro que não faça tal coisa, mas é possível - diria mesmo: é provável - que ela não me venha a ligar nenhuma.

 

Faço notar - é outra coisa que também sempre disse desde muito pequeno, vejam como há tanto tempo habita um pequeno stylist dentro de mim - que nada tenho contra cabelos pintados. Só não gosto de cabelos pintados para encobrir cabelos brancos. Uma miúda pintar o cabelo de azul aos 18 anos, é lá com ela. Depois sai. Mas pintar o cabelo para esconder a idade que se tem é uma coisa que me encanita.

 

Além de, por vezes, ficar ridículo - cores escuras em avozinhas de 80 anos é quase sempre mortal -, está filosoficamente errado. O avanço da idade é para ser celebrado, não para ser escondido. Cada cabelo branco grita "eu vivi" do alto das nossas cabeças. Pintar cabelos brancos é apagar a história, é lutar contra o tempo, quando a idade deve ser sabiamente acolhida e não coloridamente escondida.

 

Envelhecer é um processo complicado para toda a gente, e por isso a pintura tem sempre alguma coisa de negação. Claro que quase ninguém pensa nisto assim, e até corro o risco de estar a ser injusto para quem simplesmente pinta o cabelo porque gosta, ao mesmo tempo que é uma super-avó super-confortável com a idade. Peço antecipadamente desculpa a essas pessoas por isso. Não é minha intenção ofender ninguém.

 

Mas entristece-me por antecipação o desaparecimento do branco da cabeça da excelentíssima esposa, eu que olho para cada fio do seu cabelo como algo que também é um pouco meu. Aquela melanina foi sendo consumida ao meu lado. Os nossos melanócitos estão cansados tal como nós vamos estando cansados. Os cabelos brancos deveriam ser os mais amados - são aqueles que viveram mais depressa. Ser-lhes fiel, é sermos fiéis a nós próprios.

 

Não pintes. Por favor, por favor, por favor.

 

publicado às 09:55


40 comentários

Sem imagem de perfil

De romy a 24.05.2015 às 20:56

Lindo post João! Tenho 36 e muitos fios brancos e cansada de pintar, vou assumir os meus brancos, mas tenho medo de parecer velha...
Sem imagem de perfil

De Elisabete a 24.07.2014 às 13:54

Muito bom. Não estava com tempo para ler tudo, mas o relato envolveu-me de tal forma que até comento. Concordo plenamente, os cabelos brancos são efectivamente algo de muito importante para nós, de nada nos serve encondê-los. Que lhe seja dado vida e orgulho por eles estarem presentes...
Sem imagem de perfil

De Teresa Pinho a 08.07.2014 às 16:47

Penelope Cruz não decidiu assumir os brancos naturais: trata-se da caracterização para um novo filme, Venuto Al Mondo.
Imagem de perfil

De João Miguel Tavares a 08.07.2014 às 16:51

Eh, Teresa Pinho, não vale estragar a minha bela teoria. Há provas disso? Nas fotos promocionais do filme não a encontro de cabelos brancos.
Sem imagem de perfil

De Teresa Pinho a 08.07.2014 às 20:43

Presumo que, como o filme conta uma história que se estende por vários anos, escolheram imagens da personagem em novo para a promoção do mesmo.

Mas não encontrou mesmo essa informação de onde tirou a fotografia? É estranho: qualquer pesquisa no google por "Penelope Cruz grey hair" remete para o filme. Aliás, a fotografia já tem alguns anos e Penelope Cruz nunca mais voltei a ver qualquer imagem dela com cabelos brancos.

O que por si só não estraga a teoria do João Miguel Tavares sobre a beleza dos cabelos grisalhos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.07.2014 às 12:38

Já tenho cabelos brancos desde perto dos 30. Odeio!!!!
Em certas mulheres acho que fica muito bem. Noutras não.
Em mim fica horrível!!!
Pinto, claro!

Mas um homem grisalho (ou alguns todos branquinhos) é irresistível... eheheh
Sem imagem de perfil

De Paula a 05.07.2014 às 19:01

Eu não gosto de cabelos brancos.
Nem em mim nem na Penelope.
Talvez todos brancos ache mais piada, mas envelhecem.
vidademulheraos40.blogspot.com (http://vidademulheraos40.blogspot.com/).
Sem imagem de perfil

De Sandra a 04.07.2014 às 22:58

Eu adorava os cabelos brancos da minha Nézinha (era assim que tratávamos carinhosamente a minha Avó!!)!! O "menino" que ela criou imigrou para o Brasil e, quando a vinha visitar, dava-lhe um nome muito carinhoso: "Gatinha Branca"... E como eu gostava, ainda adolescente, de o ouvir chamá-la assim com o sotaque brasileiro... Gosto de ver as mulheres com os cabelos brancos, acho que ficam muito bonitas!! A minha Mãe tem cabelos grisalhos, não brancos e são tão bonitos!! E ficam-lhe tão bem e eu adoro vê-la assim! Em breve irão ficar brancos...
Sem imagem de perfil

De helena a 04.07.2014 às 22:33

Ah e já agora tenho de perguntar ao meu marido se também é da sua opinião. Hihi
Sem imagem de perfil

De helena a 04.07.2014 às 22:31

O pintar ou não pintar é relativo. Se me aparecessem agora, com 40 anos, os 1.ºs fios brancos acho que não os pintaria. O problema é que esses 1.ºs fios apareceram antes dos 20 e rapidamente alastraram desalmadamente. Claro que com 20 e poucos anos não resisti e comecei a pintar...até hoje. Detesto fazê-lo porque além de ficar caro e não fazer nada bem ao cabelo é uma chatice porque passadas 2 ou 3 semanas já se notam as raízes e toda a gente espreita para o alto da minha cabeça...
Mas ainda não tive coragem para os assumir, devia haver assim uma fórmula instantânea para ficarem todos brancos sem ser preciso cortar e esperar que cresça.
Já a minha mãe tem uma bela cabeleira branca (eu não saí às pedras da calçada, não é?). Também ela pintou durante muitos anos e só deixou de o fazer quando teve um problema grave de saúde, os primeiros tempos até o cabelo perder a tinta era muito estranho ver-lhe aquela(s) cor(es) mas agora acho lindo...
Sem imagem de perfil

De Sandra a 04.07.2014 às 18:03

Boa tarde
Gostei do que li.
Sim, tenho 41 anos e já muitos brancos, apesar da pressão e do espanto não pinto e não faço madeixas, adoro-os, costumo dizer a quem me aborrece com o assunto que são fios de sabedoria.
Sem imagem de perfil

De Susana M. a 04.07.2014 às 17:34

Ena...eu fui "abençoada" com o inicio do aparecimento de cabelos brancos aos 15 anos...era só um ou outro! Hoje com 28 anos, ando a notar que estão a "alastrar-se" pela cabeleira. Curiosamente é mais na zona mais coberta, só se notam mais quando apanho o cabelo! Os meus cabelos brancos parecem autenticos fios de nylon, super grossos e brilhantes. Tenho inclusive alguns que nasceram castanhos mas à medida que crescem vão aclarando até ficarem brancos mais perto da raiz! Por enquanto não me fazem qualquer impressão e até dá um certo charme...mas confesso que vou pôr farandol no cabelo daqui a pouco mais de 1 mês, pois vou casar e tenho a certeza que nas fotos são os cabelos brancos que se vão notar logo...mas ao menos assim a tinta vai saindo e depois volto ao normal! Penso um dia em pintar, caso comece a ficar com uma imagem descuidada devido ao cabelo grisalho, pois nem sempre fica bonito...mas sim, tenho orgulho dos meus cabelos brancos! :)
Sem imagem de perfil

De Bruxa Mimi a 05.07.2014 às 10:33

O meu primeiro cabelo branco também apareceu aos 15 anos! :-) Agora, aos 41, tenho uma madeixa do lado direito, mais ou menos escondida (conforme o corte e o vento) e que durante vários anos era o único sítio onde tinha brancos (chegaram a perguntar-me se tinha pintado aquela madeixa ah ah), e outros cabelos brancos à deriva, isolados. Não pinto o cabelo. Quando às vezes penso em pintar, é mesmo por estar farta do tom de castanho e não tem nada a ver com os brancos!

Comentar post


Pág. 1/4




Os livros do pai


Onde o pai fala de assuntos sérios



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D