Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





"Manifesto pela abolição dos trabalhos de casa"

por João Miguel Tavares, em 17.09.14

O título não é meu, mas da Maria João Marques, que leio sempre com prazer. Frequentemente discordamos, como é próprio dos seres com o cérebro irrigado, mas aquilo que ela hoje escreve no Observador sobre os trabalhos de casa parece-me muito pertinente. Para abrir o apetite:

 

Não há qualquer motivo de ordem não sádica para esperar que crianças, depois de passarem a manhã e metade da tarde nas escolas, percam mais do seu dia repetindo o que fizeram na escola.

 

O seu texto pode ser lido aqui.

 

publicado às 10:10


49 comentários

Sem imagem de perfil

De Conceição M. a 19.09.2014 às 16:45

Olá anónima.
Pode não gostar da "competitividade", como refere. Também não sou a pessoa mais competitiva... mas que esse tipo de competitividade está instalado na nossa sociedade, está e nós temos de viver com isso!
Os meu filhos são mais velhos que os seus - o mais velho está na universidade e a mais nova entrou este ano para o 10º ano. Ela fartou-se de rir quando, na receção formal que a escola fez aos alunos e EE, um dos representantes da escola disse exatamente o mesmo que eu sempre disse ao irmão e que já lhe tinha dito a ela: se querem entrar na universidade, o vosso trabalho tem de começar hoje; se não se esforçarem não vão ter aquilo que querem, mas vão ter de ficar com o que os outros não quiseram ( é certo que nem todos querem nem todos têm de ter formação superior, mas estou certa que todos os leitores destes blogue vêem esse caminho como "natural" para os seus filhos!).
Nesta fase (do secundário) é importante que eles tenham um bom aproveitamento - quer seja para entrarem num curso superior, quer seja para entrarem no mundo do trabalho (se tiver uma empresa e estiver a analisar cv's de potenciais trabalhadores, provavelmente não ficará muito bem impressionado/a com uma média de secundário muito baixinha...). Para eles terem bom aproveitamento não basta a frequência das aulas, têm de estudar e praticar para além disso. Ora se eles não trouxerem rotinas de trabalho anteriores, não é quando chegam ao 10º ano que vão passar a tê-las e que as mesmas sejam eficazes! Por isso, a "coisa" tem de começar a ser trabalhada com antecedência, para ser interiorizada e encarada como um rotina, algo que tem de ser...

Comentar post




Os livros do pai


Onde o pai fala de assuntos sérios



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D