Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





O problema de quem usa as calças #2

por João Miguel Tavares, em 08.04.14

Sinto necessidade de efectuar um pequeno esclarecimento a propósito deste post, sobretudo após esta partilha da Xaxia (comentário de 08.04.2014 às 00.51):

 

Não poderia estar mais de acordo [com o conteúdo do post]. Casada, com três filhos pequenos, sou eu que trato de tudo. Que decido o que comemos, que digo se as crianças precisam lavar a cabeça, que organizo a roupa que vão vestir, que compro a roupa que vão vestir, que trato dos pagamentos das escolas, que sei as datas dos saraus, das reuniões de pais, das vacinas, que telefono à pediatra quando estão doentes, que decido se vale a pena ligar à pediatra quando estão doentes, que organizo as tarefas domésticas para a empregada fazer, que faço todas as outras que ela não faz. E lamento-me, muito, não só pelo imenso trabalho que tenho, mas pela enorme responsabilidade que carrego (a preocupação cansa mais que estender três máquinas de roupa).

 

Mas há, no meu ponto de vista, duas questões diferentes. É um facto que estou chegada ao ponto em que sinto que só eu é que sei fazer as coisas e tomar as melhores decisões, e que isso tira a vontade a qualquer um de "se chegar à frente". É para ver a febre às três da manhã? É melhor ser eu. É para ir ao supermercado? É melhor ser eu. É para estender a roupa? É melhor ser eu. É para ir falar com o professor? É melhor ser eu. 


Mas também é um facto que com a chegada dos filhos, eu tive que me "chegar à frente". Há uma série de coisas que não podem falhar a partir do momento em que há crianças (há sopa feita? há leite? o bibe está lavado? os sapatos ainda servem? ), e apercebi-me logo após o nascimento da primeira, que se eu não deitasse mãos à obra, algum dia a criança ia ficar sem comida/roupa/remédios, e que os mínimos da organização, arrumação, limpeza, não estariam garantidos (sim, sim, os mínimos que eu estabeleço, certamente muito diferentes dos que seriam estabelecidos pelo pai).

 

Depois é sempre a subir. Cada vez chamamos mais tarefas à nossa responsabilidade, cada vez mais a outra parte se demite (o que convenhamos, dá um jeitaço).

 
A questão que eu coloco...Haverá retorno?

 

Custou-me um pouco ler isto, até porque há outros comentários semelhantes (ver também, por exemplo, Drika a 07.04.2014 às 16:29). Ou seja, há por aí muita mulher demasiado cansada e ligeiramente farta do seu marido. E com boas razões para isso.

 

Portanto, deixem-me só esclarecer um pequeno ponto, mas que me parece essencial: ainda que as tarefas cá em casa sejam desequilibradas, eu não me considero propriamente um pai e um marido ausente, que não os vai levar e buscar à escola, não lhes dá banhos, não lhes faz o pequeno-almoço, não lhes muda as fraldas, não lava a loiça, não os põe a dormir, não os acompanha no estudo e ainda atira as contas da casa para cima da mulher.

 

Por amor de Deus - homens desses já não se usam. E, se se usam, ó minhas senhoras, já é tempo de os pôr no seu lugar, a não ser que estejam casadas com o director de uma multinacional, que consegue compensar a sua ausência doméstica com sete empregadas e um camião de dinheiro.

 

Alguém dizia nos comentários que há muitas mulheres que são mais machistas do que os homens, e receio bem que quem, em 2014, aceita uma vida doméstica de escravatura enquanto ele está no sofá de perna esticada, não está a fazer mais do que contribuir para a manutenção, qual lince da malcata, do macho ibérico edição 1940, que há muito deveria estar extinto.

 

Não era a esse estádio de desenvolvimento do homem ocidental pré-baby boom a que eu me referia.

 

A minha luta caseira é quase sempre a mesma: defender ciosamente o meu quadrado, não deixar que a minha vida familiar me engula por completo, lutar para que o "eu" não seja esmagado pelo "nós", sobretudo porque a excelentíssima esposa é uma espécie de super-heróina da disponibilidade - vai a todas, está sempre pronta para tudo, e por sua vontade eu iria também como atrelado, ou até mesmo arrastado por uma orelha.

 

É a este frenesim que eu - e muitos homens como eu - têm necessidade de resistir. Quando é preciso fazer isto, e isto, e isto, e isto, e isto, e isto, e nós homens só concordamos com três dos seis "isto", porque achamos que os outros três dispensam-se bem, o que muitas vezes acabamos a dizer às esposas é: "então faz tu, e não chateies". E vós, mulheres, quase sempre fazem, claro - porque, ao contrário de nós, acham que tem de ser absolutamente feito.

 

É por isso que trabalham mais. E é a este - e só a este - excesso de trabalho que advém do desejo que as coisas sejam feitas como vocês querem que eu me referi originalmente. Não está aqui em causa defender aquele gajo que não faz nenhum porque acha que o "isto tem de ser feito" nunca é suficientemente relevante para ele.

 

Zero "istos" não existe, ok? Que isso fique bem claro, que eu não quero ser acusado de desejar voltar ao Portugal do senhor Oliveira, bigodudo, pançudo, autoritário e machista. E não é por vocês - é mesmo por mim. Prefiro viver e dormir com uma mulher, e não com uma empregada doméstica.

 

publicado às 13:11


37 comentários

Sem imagem de perfil

De Sónia Ramos a 08.04.2014 às 15:53

Eu tenho que defender a "honra" dos maridos, porque na minha casa as tarefas serão divididas mais ou menos a meio, não consigo contabilizar com certeza. Mas, se eu faço mais de um tipo de tarefas ele faz outras, por exemplo raramente coloco uma máquina de roupa a lavar, pode perguntar se aquele tipo de roupa pode ir à máquina de lavar ou não, mas é ele quem coloca a lavar, a secar e mesmo apanhar se chegar a casa primeiro, ora o passar a ferro já é comigo (nenhum gosta de passar), quanto ao limpar e ao arrumar, faz aquele que estiver em casa (não sra. de limpeza) se estivermos os dois, é feito pelos dois.
Quanto ao filho, sou eu sim que vou às reuniões, levo às atividades (escolhidas pelos dois) apenas porque saio primeiro do trabalho e é mais fácil em contrapartida é ele que faz as compras.
Para mim não faz qualquer sentido, se os dois trabalhamos, se o filho é dos dois, o trabalho ser só de um.
Infelizmente conheço alguns casos como o que o João descreveu, quer no masculino quer no feminino, eu costumo dizer que para mim esse sistema não dá, eu não nasci para "burro de carga".
Sem imagem de perfil

De Xandinha a 08.04.2014 às 15:23

Confesso que adoro o vosso blog e que o leio atentamente, até porque considero que vocês, enquanto família, são um exemplo para este país.
Este foi o primeiro post (bem, o segundo, dado que este tem origem num primeiro) que senti necessidade de participar.
Eu acredito que este problema continua a decorrer do (des)balanço entre o papel do homem e da mulher e respectivas expectativas sociais. Na verdade, parece-me que se os tempos dos barrigudos com bigode, que chegam a casa, calçam os chinelos e pedem à mulher a cerveja enquanto afagam o seu cãozito já deu cartas; mas neste momento temos um sexismo ambivalente que continua a despejar para cima da mulher as responsabilidade domésticas. Passo a explicar... Há 50 anos atrás a mulher era muito menos dona e senhora do seu nariz, mas as voltas económicas e sociais levaram-nos a entrar no mercado de trabalho e a acumular a tarefa de educação familiar com a figura de ganha-pão (estará aqui o problema?).
Seria de esperar que a sociedade acompanhasse esta evolução ditando maior "igualdade" (não gosto da palavra, mas não arranjo melhor) entre senhores e senhoras. As políticas da parentalidade mostram um esforço nesse sentido. O homem já pode partilhar 1 mês de licença e já tem direito a mais dias logo a seguir ao nascimento! Que graça soberba! Mas é a mãe que fica 120 ou 150 com a criança em casa, sem sequer ser dado essa oportunidade ao homem (salvo raras e trágicas excepções). À parte dos problemas legislativos, continua-se a achar que o homem é mais indispensável que a mulher no seu local de trabalho.
Mas a mulher agora tem poder económico, discernimento e pode pôr-se a milhas se assim o entender!! Então, mudámos a postura machista para uma postura defensora dos direitos e qualidades da mulheres. Criámos quotas nos parlamentos, formas diferenciadas de acesso ao trabalho, tudo mostrando a necessidade de as mulheres serem alvo da protecção masculina. Continuamos, de forma dissimulada a perpetuar ideias como "por trás de um grande homem, há uma grande mulher"! Que fariam os homens sem nós? E nós que faríamos sem eles para nos acalentarem diariamente, mostrando-nos as nossas fragilidades?
Posto isto, considero que ambas as partes alimentam este equilíbrio perene... Eu mesmo o faço. Tenho um marido que viaja mais de metade da semana e quando chega a casa não faz metade do que lhe peço. Aqui está um mau princípio! Ele tem os mesmos olhos na cara que eu para ver as necessidades que estão patentes. Mas é necessário dizer-lhe para tirar a mala do hall da entrada, para arrumar os sapatos no armário, ou para ir às compras, fazer o jantar, dar o banho à menina, ou mesmo dar-lhe de comer (já cheguei a sair e quando voltei apercebi-me que não tinha dado de lachar à filha). Acho que dizer que o homem tem menos necessidade de ver as coisas arrumadas do que nós é diminuir o asseio e organização do machos portugueses. Até porque se são capazes de manter o carro impecavelmente limpo ao ponto de se poder comer em cima do tablier, não me parece que achem normal que as meias possam ficar caídas ao lado de uma cama por fazer ou por trocar durante 15 dias. Simplesmente eles mantêm um sistema que já foi alimentado pelas queridas mãezinhas que acabam por fazer tudo pelos meninos (é aqui que nós entramos senhoras!!!). Não obstante, sou culpada... Cá em casa, se quero bem feito e depressa, pois faço eu!
Portanto, se somos culpadas, sim, somos! Mas os homens também o são. Enquanto não formos capazes de alterar este pensamento base sobre o género/sexo, seremos incapazes de equilibrar a balança das relações humanas no verdadeiro princípio da igualdade entre homens e mulheres!
Sem imagem de perfil

De Alice a 08.04.2014 às 18:59

Só não concordo com uma coisa. É normal serem as mães a ficar em casa mais tempo depois do bebé nascer porque são elas que dão de mamar e isso os pais não podem fazer. A Natureza é o que é.
Sem imagem de perfil

De Xandinha a 09.04.2014 às 11:04

Tem toda a razão! Mas acho uma pena não ser dado ao pai a possibilidade de partilhar esse tempo com a mãe... (era nesse sentido que eu me tentava expressar).
Nós somos indispensáveis, mas quero acreditar que eles também (caso contrário toda esta discussão da igualdade/desigualdade doméstica cai por terra). Infelizmente a sociedade ainda não avançou o suficiente para ver isso...
Sem imagem de perfil

De Anonimo a 09.04.2014 às 04:49

Uma pequena ressalva. A lei apenas obriga a Mãe a usufruir dos primeiros 40 dias após o parto, o restante tempo pode ser cedido ao Pai em qualquer situação. Se consultar o site da Segurança Social está lá bem explícito.
Sem imagem de perfil

De Xandinha a 09.04.2014 às 11:10

Tem razão. :)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.04.2014 às 14:35

E ouvir coisas como "estou farto de trabalhar e quando estou em casa quero estar descansado?". Já o ouvi muitas vezes como se o facto de eu também trabalhar, apesar de não ter um trabalho "tão pesado" como o dele, não contasse. Como se tudo o que faço (e faço tudo) não fosse mais do que a minha obrigação... Por isso só tenho um filho, porque se já assim tenho alturas em que me sinto assoberbada, acho que com mais uma criança cortava os pulsos!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.04.2014 às 14:13

"Por amor de Deus - homens desses já não se usam. E, se se usam, ó minhas senhoras, já é tempo de os pôr no seu lugar, a não ser que estejam casadas com o director de uma multinacional, que consegue compensar a sua ausência doméstica com sete empregadas e um camião de dinheiro."

Impossível pô-los nesse tal lugar, João. Pela minha experiência, pelo menos.

Respostas do género: "qual é o problema das minhas cuecas estarem no chão da sala? os gatos também lá deixam os pêlos!" - respostas deste género (e outras piores), ao fim de alguns anos, levaram-me ao abandono do casamento. Porque não se tratava apenas de um par de cuecas no chão da sala, mas não vale a pena fazer aqui a narrativa completa (principalmente no que diz respeito ao filho!!!). Um belo dia, cansada de guerra e de "escravatura", escolhi os gatos. Não esperei nunca, quando os adoptei, que pegassem no aspirador para limpar os seus pêlos. Já ao escolher um homem espero que seja um homem... que partilhe direitos e deveres em todos os aspectos da vida comum.

Sem imagem de perfil

De Bruno Jacinto a 08.04.2014 às 14:22

Homem errado...

Cada vez conheço menos homens da minha geração que não ajudem...

Agora o que acho giro, é que algumas tarefas são também claramente de homem. Levar lixo à rua, tratar dos carros, acartar coisas.

Não estou a dizer que já seja comum o homem fazer mais que a mulher, mas não fazer bastante tende a não ser comum.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.04.2014 às 15:32

Não sei a sua idade, Bruno. O meu ex tem 45 anos.

E não levava o lixo à rua (quando estive uma semana fora encontrei larvas a deambular pela cozinha), não tratava dos carros (antes pelo contrário, carro na mão dele durava pouco tempo) e não acartava nada (ir às compras e pegar em sacos de plástico ficava-lhe mal).

Pois não é comum, eu sei. Os maridos das amigas não são assim... (isto faz-me lembrar uma canção qualquer...).
Sem imagem de perfil

De Bruno Jacinto a 08.04.2014 às 15:34

Tenho 30 anos, e apesar da diferença de idade, conheço muita gente da sua geração que já faz bem mais.

Agora pela descrição que faz, o seu ex-marido era alguém sem princípios básicos de civilização. Aí o problema está nesse caso particular, não em todos os homens.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.04.2014 às 19:37

Mas só era assim na nossa casa. Havia de vê-lo na casa dos outros ou em grupo... fazia tudo e mais alguma coisa! Era um santo! Confesso que passei uma fase a achar que o problema estaria em mim...

PS. Não tive intenção (nem creio tê-lo feito) extrapolar para "todos os homens".
Sem imagem de perfil

De Teresa a 08.04.2014 às 21:39

"Cada vez conheço menos homens da minha geração que não ajudem..." pois, mas não é ajudar em casa que é preciso. É ser parceiro das tarefas e não ajudante...
Sem imagem de perfil

De Bruno Jacinto a 09.04.2014 às 10:23

Mas isso foi o motivo do post do João Tavares.

Muitas das coisas que as mulheres vêm como prioritário, os homens não. Daí serem elas que tomam as decisões. Agora isso tem a ver com a educação, experiência e afins. Daí o ajudar.

São as chefes :)
Sem imagem de perfil

De Maria Cruz a 08.04.2014 às 15:05

Apesar de não ser uma situação divertida, gostei muito da sua analogia do homem com o gato, e do que se espera de cada um!
Imagino que não tenha sido fácil, mas é louvável a sua maneira clara e simples de ver o problema e arrumar a situação.
Não pude deixar de dar uma boa gargalhada e imaginar por um instante um gato passando o aspirador com um homem deitado no sofá (o que ao seu ex, talvez fizesse sentido)!
Sem imagem de perfil

De Bruno Jacinto a 08.04.2014 às 15:35

Tenho um amigo que tem um roomba e gatos. E por vezes um deles passeia em cima do Roomba enquanto este aspira. Perto o suficiente?
Sem imagem de perfil

De Maria Cruz a 08.04.2014 às 15:47

Kkkkk! Coitado do gato deve ficar zonzo! kkkk!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.04.2014 às 15:41

Os gatos acabaram por ter um papel importante. Eles usava-os constantemente como desculpa, que se resumia a "se os gatos podem sujar, eu também posso". E eu acabei por usá-los como termo comparativo: "Mas tu és um homem ou és um gato?".

Ao proferir esta frase fez-se luz na minha mente cansada: nem uma coisa nem outra!

"Não pude deixar de dar uma boa gargalhada e imaginar por um instante um gato passando o aspirador com um homem deitado no sofá (o que ao seu ex, talvez fizesse sentido)!" - ahahah... e eu peguei no seu gato de aspirador e calcei-lhe umas botas...
Sem imagem de perfil

De Maria Cruz a 08.04.2014 às 15:54

É, bom é mesmo um marido gato, mas no sentido brasileiro!
O seu ex, mesmo que fosse um gato, pelo o que conta, mereceu mesmo ser deixado! kkkkk
Olha, o meu tem 43, da mesma faixa do seu ex, mas ele tem também algum amor à vida, nunca na vidinha dele seria assim tão folgado!- Larvas na cozinha!kkkk, desculpe eu rir, mas esse senhor era mesmo fora do comum!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.04.2014 às 19:47

Verdade! Se bem que, na opinião de uma amiga minha, eu não devia contar a ninguém porque... faz com que pareça estúpida (e ela acha que não sou!). Mas se calhar fui... (o que vale é que aqui sou anónima) :-)
Sem imagem de perfil

De Cristina a 15.04.2014 às 12:20

Nada disso! Estúpida seria se continuasse com ele nos mesmos moldes. Uma vez que ele não mudou, escolheu os gatos :) Acho que é extremamente inteligente e fez a opção certa.

Não acho nada estúpido que uma pessoa não desista à primeira contrariedade e tente salvar a relação. Eu lutei bastante por manter o meu casamento, muito embora nunca tenha chegado ao ponto de ter cuecas no chão da sala e muito menos larvas na cozinha, e achei que valia a pena tentar "educá-lo" já que até ali (aparentemente) ninguém o tinha feito. Consegui. Foi uma batalha ganha, pelos dois, e hoje tenho muito orgulho naquilo que conquistámos. Se houver amor, e compreensão de parte a parte (e já agora flexibilidade e vontade de melhorar), a coisa é possível. No meu caso foi e, certamente, em muitos outros também será.

Comentar post


Pág. 2/2




Os livros do pai


Onde o pai fala de assuntos sérios



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D