Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Os bonecos Reborn

por João Miguel Tavares, em 26.02.14

 

Em Setembro do ano passado eu recortei uma dupla página do Diário de Notícias intitulada "Bonecos tratados como bebés de verdade" e guardeia-a no meu arquivo (ou seja, em cima da mesa da biblioteca). Dizia o pós-título dessa reportagem: "Os Reborn são bonecos que em tudo se parecem aos bebés verdadeiros e que são muitas vezes tratados como tal. Custam mais de 300 euros e são considerados obras de arte. Mulheres de meia idade são as que mais compram."

 

A minha ideia era falar sobre isso no Pais de Quatro, mas o tempo foi passando e o recorte foi ficando debaixo de uma pilha de livros e de outros recortes. Até que ontem o Público fez uma reportagem sobre o tema, e o assunto voltou à baila. A reportagem vem acompanhada de um vídeo, onde uma coleccionadora/ criadora de Reborns fala sobre o tema. Vale a pena vê-lo:

 

 

A santa Wikipédia, que tudo sabe, fala sobre isso, e enquadra historicamente o fenómeno. Lá se diz que esta é uma tendência que teve o seu início na década de 90, e que hoje tem um verdadeiro culto mundial. Reborn não é uma marca. O que os criadores fazem é isto: pegam em bonecas de vinil pré-existentes e personalizam-nas, através de processos demorados, em que se vão acrescentando camadas de tintas, cabelos e até novos olhos.

 

Há kits próprios para cada um criar o seu próprio boneco, e a esse processo de transformação chama-se - imaginem - newborning, que em tempos já foi um termo religioso, e que pelos vistos agora é aplicado a bonecas. Esta moldagem permite aproximar alguns bonecos das feições de bebés verdadeiros, quase à maneira de um museu de cera. O nível de virtuosismo e realismo é de tal modo impressionante que já aconteceu a polícia ter sido chamada por causa de reborns deixados sozinhos em carros.

 

 

 

Claro que eu olho para isto e, talvez por defeito cinéfilo, acho logo à partida tudo ligeiramente assustador. Não consigo deixar de ver nestes bonecos a versão delicodoce do Chucky, que tantos sustos me pregou no final dos anos 80. Receio bem que não conseguisse adormecer com eles ao lado.

 

 

Mas enfim, quem decide investir nos bonecos Reborn não está com certeza muito preocupado com o Chucky. Eles são quase sempre utilizados como substitutos para o bebé que nunca se teve, ou se teve e se perdeu (parece que há mulheres que perderam filhos e que usam estes bonecos para conseguirem fazer o luto), ou simplesmente porque o bebé cresceu, já é um puto de pêlo na venta, e de vez em quando ainda bate aquela saudade. Como seria de esperar, os especialistas dividem-se acerca da utilidade destes bonecos e acerca daquilo que eles dizem sobre quem os trata como se fossem bebés verdadeiros e os baptiza como tal.

 

Na referida reportagem do DN, Maria do Rosário, 30 anos, mãe de dois rapazes gémeos, afirma o seguinte: "O meu sonho era ter uma menina. A Carminho, a primeira bebé Reborn que tive, é uma aproximação ao que eram os meus dois filhos em bebés, tanto nas feições como no tamanho. Transporto para os três o afecto e o amor que nunca pude dar a uma menina." Um pouco spooky.

 

Na net encontrei uma outra reportagem televisivia sobre o tema, vinda do Brasil, onde neste caso é uma adolescente que tem um Reborn:

 

 

A mãe sente necessidade de garantir que a filha é uma miúda "normal", mas eu ficaria mais descansado se ela não sentisse ao mesmo tempo tanta necessidade de ser sua porta-voz. Ou seja, parecem existir sempre questões relacionadas com uma certa incapacidade de desvinculação. Ser pai e mãe não é só abraçar - é também abrir os braços e deixar ir.

 

Sem querer armar-me em psicanalista chunga, parece evidente que estes bonecos são substitutos para quem tem manifestas dificuldades nesse "deixar ir", até porque o abandono do ninho (ou o simples crescimento dos filhos) vem invariavelmente acompanhado de uma certa solidão, que muita gente não sabe gerir.

 

Claro que se os Reborn servirem de consolo para essas pessoas, e lhes derem algum equilíbrio, nada contra. Talvez possa até ser terapêutico. Mas, de facto, já vi modas mais saudáveis. E que eu não consigo deixar de pensar no Chucky, isso não consigo.

 

publicado às 11:12


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuela Meneses a 27.02.2014 às 18:14

Um outro artigo foi escrito no mesmo dia complementando o video da Reborner Andrea Melo. Tive o prazer de responder ao que me perguntaram.
http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/10948/de-quem-e-este-bebe-calma-e-so-um-boneco

Ontem escrevi e acrescentei após um comentário no Público:

Quero manter a minha capacidade de sonhar, de imaginar histórias para os filhos, para os netos. Quero continuar (sem censuras) a alimentar os meus gostos pessoais, a preferir reborns em vez de jóias, telemóveis topo de gama, relógios, tabaco, saídas noturnas excessivas. Quero despertar e manter o convívio em família e com os amigos. Quero que saibam que estes "bonecos" são utilizados também no cinema, teatro, novelas. Em aulas de Puericultura nalgumas escolas de Educação Infantil (devido ao seu toque, ao peso "quase" real) Quero que saibam que em alguns asilos, centros de dia ou "depósitos de idosos" estes "bonecos" ajudam em casos de Alzheimer pois acordam sentimentos, sensações, movimentos e estimulam a memória.Quero apenas ... apreciar quem tem o dom de conseguir com vinyl, tintas, tecidos, cabelos,ou silicone atingir esta perfeição. Homenagear os artistas que em todo o Mundo, com formação em anatomia, escultura, pintura, arte antiga, dedicam o seu tempo a aperfeiçoar e difundir esta ARTE tridimensional.Sejam felizes. Eu sou.:)
Sem imagem de perfil

De Hilda Antunes a 09.04.2017 às 19:40

Concordo com o seu comentário.
Tenho três reborns, mas também tenho Barbies e outras bonecas... E não estou certamente a compensar nenhuma "carência" com qualquer uma das minhas colecções.
A sensação que me dá é que a maioria das pessoas que criticam este este hobby têm preconceitos contra aquilo que não entendem...
Afinal, "brincar" com estes bonecos (o que não faço, mas compreendo) não é diferente de encarnar uma personagem "jogando" Second Life, ou WarCraft... (E pelo menos não são virtuais...)
Respeito os hobbies de todas as pessoas e acho que o mesmo devia ser aplicado aos coleccionadores de reborns...
Tenho imensa pena de não poder partilhar este hobby com outros, por saber à partida que iria ser julgada como sofrendo de algum "desiquilíbrio" emocional (ou até mental, como "ouço" a muitos críticos!).
Gostaria de conhecer alguma espécie de grupo de coleccionadores em Portugal mas, com muita pena minha, até agora não encontrei nada do género...
Acho que a maioria de nós ainda continua "no armário"! :)
Já agora acrescento: todos os colecionadores são diferentes, como todas as pessoas são diferentes! E isso é muito bom.
Este mundo seria muito aborrecido se todos fossemos iguais e só gostássemos das mesmas coisas...! :)

Comentar post




Os livros do pai


Onde o pai fala de assuntos sérios



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D